HISTÓRICO


Histórico da Escola


A Escola Comandante Braz de Aguiar é uma instituição Pública do Estado do Acre, criada no dia 1º de outubro de 2003, mantida pelo Estado do Acre e programas do Governo Federal. Situada à Rua Rui Barbosa, 337, centro de Cruzeiro do Sul/AC, legalizada para o funcionamento do Ensino Fundamental Regular, com efeito retroativo a 1990 e para o funcionamento do Programa Especial de Aceleração de Aprendizagem – PORONGA (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental), através da Resolução nº 420/2008 de 03.11.2008.

Suas atividades escolares tiveram início em 1949, embora a construção de sua sede própria tenha sido concluída em 1948, na administração do então governador Território do Acre o Cel. José Guiomard dos Santos. À frente do Departamento de Educação e Cultura estava a professora Maria Angélica de Castro. Com o nome de Grupo Escolar Comandante Braz Dias de Aguiar iniciou suas atividades em resposta aos apelos da população cruzeirense que há muito reivindicava escolas com sedes próprias e com espaço físico adequado para abrigar os muitos estudantes. Àquela época o Grupo Escolar Comandante Braz Dias de Aguiar atendia à clientela do curso de alfabetização até a 4ª série primária. Atendeu esta clientela até a década de 70.  A partir de então, ministrou-se uma nova modalidade, O Projeto Minerva que tinha por finalidade educar/alfabetizar jovens e adultos.
A escola recebeu este nome, em homenagem ao Capitão de Mar e Guerra Braz Dias de Aguiar (patrono), por ter prestado relevantes serviços à pátria brasileira, inclusive em Cruzeiro do Sul como membro da comissão de limites Brasil – Peru. Entre outras atividades.  O mesmo prestou bons serviços sociais ao povo desta terra, que na época tinham inúmeras dificuldades.
Seu reconhecimento como Instituição Educacional se deu a partir do Decreto n° 8.721 de 1° de outubro de 2003, assinado pelo Governador do Estado do Acre Jorge Viana, que ratifica a criação e denominação das escolas públicas do Estado do Acre.  Assim como as demais escolas estaduais é mantida pela Secretaria de Estado de Educação (SEE).
Em 1990, foi incorporado o ensino de 1° Grau, com turmas pequenas de 5ª e 6ª séries que paulatinamente foi se ampliando até a 8ª série.  Em 1998, inseriu-se o Ensino Supletivo de 1° e 2° Graus, com uma matrícula bem significativa.  Em substituição a esta modalidade foi instituído o Telecurso 2000 de Ensino Fundamental. Atualmente nossa clientela atende apenas aos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e o Programa Especial de Aceleração da Aprendizagem – PORONGA.

     

6 comentários: