INCLUSÃO AEE

2016

Oficina Dificuldades Específicas de Aprendizagem

A escola através dos professores dasala de recursos promoveram uma oficina que teve como objetivo trabalhar como os professores o diagnóstico e como trabalhar com as dificuldades Específicas de Aprendizagem.



 Dinâmicas

 Lembranças pela participação na Oficina

Professora Cássia da sala de recurso ministrando a oficina para os professores da escola


Oficina sobre Altas Habilidades


Oficina sobre Altas Habilidades com as professoras do NAPI Alexandra e Lúcia e o professor de AEE da escola Jonas Lima. 

O Conhecimento nos faz enxergar os "diamantes verdes."
Professoras do NAPI Alexandra e Lúcia
Professor de AEE da escola Jonas Lima.


2015

SALA DE RECURSOS DA ESCOLA COMANDANTE BRAZ DE AGUIAR


Resultado de imagem para inclusão           Na sala de recurso Contudo, revela que o trabalho nela desenvolvido não deve e não pode ser confundido com reforço escolar ou repetição de conteúdos curriculares da classe regular. Ela deve ser um espaço de desafio no qual o aluno, com deficiência, encontra condições necessárias para o desenvolvimento do processo de aprendizagem, com vistas à superação de seu próprio limite, em busca da verdadeira inclusão. O ensino oferecido no atendimento educacional especializado é necessariamente diferente do ensino escolar e não pode caracterizar-se como um espaço de reforço escolar ou complementação das atividades escolares. São exemplos práticos de atendimento educacional especializado: o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do código BRAILLE, se for o caso, a introdução e formação do aluno na utilização de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador, a orientação e mobilidade, a preparação e disponibilização ao aluno de material pedagógico acessível, entre outros.
Com relação à organização do conteúdo: a freqüência é duas vezes por semana e o tempo de atendimento duas horas por dia ou uma hora e meia se for ocaso não podendo ultrapassar esse limite.
     O objetivo dos relatórios  é concretizar o nosso compromisso com a inclusão, mostrar a sua importância e de que forma está sendo trabalhada na escola Comandante Braz de Aguiar. Além disso, explicar todos os trabalhos realizados no ano 2015 pela Sala de Recursos Multifuncional.
                  É sabido que a Declaração de Salamanca, 1994, afirma que toda a criança tem necessidades e aprendizagens únicas, tem direito a ir á escola de sua comunidade, com acesso ao Ensino Regular, e os Sistemas Educacionais devem implantar programas, considerando a diversidade humana e desenvolvendo uma pedagogia voltada para a criança.
                 Com isso, a Sala de Recurso contribui com o processo de inclusão educacional, da seguinte forma: trabalha com os alunos em contra turno ao ensino regular á que estão matriculados e conforme cronogramas e horários orienta pais e professores para complementar os serviços educacionais comuns. Dentre as atividades curriculares especificas desenvolvidas no atendimento educacional especializado destaca-se : , pintura, , comunicação alternativa ( internet- jogos , pesquisas, vídeos,), etc. Os conteúdos trabalhados são jogos e brincadeiras.
Nesse sentido, há uma grande variedade de materiais e recursos pedagógicos que podem ser utilizados para o trabalho na sala de recursos ou, até mesmo, na sala regular, entre eles destacam-se: os jogos pedagógicos que valorizam os aspectos lúdicos, a criatividade e o desenvolvimento de estratégias de lógica e pensamento e os jogos adaptados, como aqueles confeccionados em Libras, livros didáticos e paradidáticos.
                É importante lembrar que o atendimento proporcionado pelo professor de AEE não pode ser confundido com reforço escolar ou mera repetição dos conteúdos programáticos desenvolvidos na sala de aula regular. Mas devem construir um conjunto de procedimentos específicos mediadores do processo de apropriação e produção de conhecimentos.
    Em relação a forma de atendimento, pode ser individual ou em pequenos grupos, desde que os alunos apresentem necessidades educacionais semelhantes, em horário diferente daquele em que frequenta o ensino regular.

                É importante enfatizar que não há um único processo de adaptação curricular válido para qualquer situação ou realidade educativa , cabendo a cada contexto escolar buscar soluções que melhor atenda á sua comunidade. Entretanto, todo projeto de trabalho deve apontar para a possibilidade de se buscar novos conhecimentos e recursos, que venham contribuir na inserção dos alunos com necessidade especiais no espaço escolar.




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