2016
Oficina Dificuldades Específicas de Aprendizagem
A escola através dos professores dasala de recursos promoveram uma oficina que teve como objetivo trabalhar como os professores o diagnóstico e como trabalhar com as dificuldades Específicas de Aprendizagem.
Dinâmicas
Professora Cássia da sala de recurso ministrando a oficina para os professores da escola
Oficina sobre Altas Habilidades
Oficina sobre Altas Habilidades com as professoras do NAPI Alexandra e Lúcia e o professor de AEE da escola Jonas Lima.
O Conhecimento nos faz enxergar os "diamantes verdes."
Professoras do NAPI Alexandra e Lúcia |
Professor de AEE da escola Jonas Lima. |
2015
SALA DE RECURSOS DA ESCOLA COMANDANTE BRAZ DE AGUIAR
Na sala de recurso Contudo, revela
que o trabalho nela desenvolvido não deve e não pode ser confundido com reforço
escolar ou repetição de conteúdos curriculares da classe regular. Ela deve ser
um espaço de desafio no qual o aluno, com deficiência, encontra condições
necessárias para o desenvolvimento do processo de aprendizagem, com vistas à
superação de seu próprio limite, em busca da verdadeira inclusão. O ensino
oferecido no atendimento educacional especializado é necessariamente diferente
do ensino escolar e não pode caracterizar-se como um espaço de reforço escolar
ou complementação das atividades escolares. São exemplos práticos de
atendimento educacional especializado: o ensino da Língua Brasileira de Sinais
(LIBRAS) e do código BRAILLE, se for o caso, a introdução e formação do aluno
na utilização de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação
alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador, a orientação e
mobilidade, a preparação e disponibilização ao aluno de material pedagógico
acessível, entre outros.
Com relação à organização do conteúdo: a freqüência é duas vezes por semana e o tempo
de atendimento duas horas por dia ou uma hora e meia se for ocaso não podendo
ultrapassar esse limite.
O objetivo dos relatórios é concretizar o nosso compromisso com a
inclusão, mostrar a sua importância e de que forma está sendo trabalhada na
escola Comandante Braz de Aguiar. Além disso, explicar todos os trabalhos
realizados no ano 2015 pela Sala de Recursos Multifuncional.
É sabido que a Declaração de
Salamanca, 1994, afirma que toda a criança tem necessidades e aprendizagens
únicas, tem direito a ir á escola de sua comunidade, com acesso ao Ensino
Regular, e os Sistemas Educacionais devem implantar programas, considerando a
diversidade humana e desenvolvendo uma pedagogia voltada para a criança.
Com isso, a Sala de Recurso
contribui com o processo de inclusão educacional, da seguinte forma: trabalha
com os alunos em contra turno ao ensino regular á que estão matriculados e
conforme cronogramas e horários orienta pais e professores para complementar os
serviços educacionais comuns. Dentre as atividades curriculares especificas
desenvolvidas no atendimento educacional especializado destaca-se : , pintura, ,
comunicação alternativa ( internet- jogos , pesquisas, vídeos,), etc. Os conteúdos trabalhados são jogos e
brincadeiras.
Nesse sentido, há uma
grande variedade de materiais e recursos pedagógicos que podem ser utilizados
para o trabalho na sala de recursos ou, até mesmo, na sala regular, entre eles
destacam-se: os jogos pedagógicos que valorizam os aspectos lúdicos, a criatividade
e o desenvolvimento de estratégias de lógica e pensamento e os jogos adaptados,
como aqueles confeccionados em Libras, livros didáticos e paradidáticos.
É importante lembrar que o
atendimento proporcionado pelo professor de AEE não pode ser confundido com
reforço escolar ou mera repetição dos conteúdos programáticos desenvolvidos na
sala de aula regular. Mas devem construir um conjunto de procedimentos
específicos mediadores do processo de apropriação e produção de conhecimentos.
Em relação a forma de
atendimento, pode ser individual ou em pequenos grupos, desde que os alunos apresentem
necessidades educacionais semelhantes, em horário diferente daquele em que
frequenta o ensino regular.
É importante
enfatizar que não há um único processo de adaptação curricular válido para
qualquer situação ou realidade educativa , cabendo a cada contexto escolar
buscar soluções que melhor atenda á sua comunidade. Entretanto, todo projeto de
trabalho deve apontar para a possibilidade de se buscar novos conhecimentos e
recursos, que venham contribuir na inserção dos alunos com necessidade
especiais no espaço escolar.
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